quarta-feira, 11 de maio de 2011

Modernização da Cidade.

A passagem da cidade colonial para a moderna deve ser pensada também sobre a ótica da cultura e do embelezamento da cidade. O processo de modernização da cidade inclui sua aparência e seus habitantes. Estas modernizações iniciaram-se na passagem do século XIX para o XX, o modelo era o das capitais europeias, Paris e Viena.
Os governantes procuravam adaptar a cidade do Rio de Janeiro à modernidade, sendo o embelezamento fundamental para atração de investimentos estrangeiros e para o usufruto da burguesia. A construção de prédios, novas avenidas, o processo de industrialização, a remoção da população mais empobrecida, que vivia próxima às fábricas, para regiões mais distantes e introdução do fornecimento de água, gás e iluminação nas áreas nobres, são algumas das atitudes tomadas para melhorar a imagem da cidade.
No entanto, também é necessário mudar certos hábitos da população, como por exemplo, a higiene das habitações e das próprias pessoas, a fim de evitar a proliferação de doenças que comumente aconteciam. Outra característica importante deste momento é o investimento na cultura, que é quando surgem os teatros, as casas de chá, os restaurantes, os bancos, etc.
A construção da Av. Central é um dos grandes marcos da reforma, criava as condições de comunicação entre o centro comercial e o porto, também reformado. Além disso, integrava-se a Beira-Mar, facilitando o transcurso dos ricos e estrangeiros que moravam e se hospedavam na região da Glória, Catete e Botafogo. Entretanto, a própria realização da reforma urbana evidenciava percepções distintas da modernidade.
A reportagem “Avenida Central, ano 1905” retrata justamente esse momento, a inauguração da Av. Central e o modo como os diferentes jornais da época fizeram questão de retratar os mínimos detalhes da importância dessa nova Avenida para a população. Ressalta diversas vezes que apesar do mau tempo, a população esteve presente enfocando a importância da sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário