terça-feira, 5 de julho de 2011

Filme Zona do Crime

O filme Zona do Crime retrata uma prática que está se tornando cada vez mais recorrente nos dias de hoje, nas grandes cidades. Um grupo seleto de pessoas fecha-se em condomínios de luxo, neste espaço contam com uma estrutura que podemos considerar como uma mini cidade. Isso possibilita um isolamento dessas pessoas em relação ao resto da cidade, pois dentro deste espaço tem escola, mercado, academia, cinema, salões de festa entre outros.
Esse isolamento provoca uma sensação de poder, que dentro dos “muros” a lei que prevalece aquela estabelecida entre os próprios moradores que fazem todo o possível para evitar a intervenção da polícia. O filme narra justamente esta situação, após três jovens invadirem o condomínio com o intuito de roubar e os moradores fazerem justiça com as próprias mãos matando a principio dois a tiros e apagando as evidencias jogando seus corpos na lixeira e perseguindo como bicho o terceiro e levando a um linchamento que provocou a sua morte. Todas as medidas adotadas tinham por objetivo abafar os acontecimentos a fim de que o condomínio continue mantendo o status que tem.
Vemos claramente a diversidade presente nas grandes metrópoles de um lado uma comunidade que enfrenta diversas dificuldades, do outro, pessoas que acreditam que a existência de um simples muro será capaz de separá-los dos perigos presentes em uma sociedade moderna. Só que isto não é possível, pois em algum momento será necessário o contato com o mundo exterior e então perceberam que não é como na bolha em que vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário