quarta-feira, 6 de julho de 2011

Trânsito do Rio de Janeiro

Ponte Rio-Niteroi

Quem transita na cidade do Rio de Janeiro hoje sabe que o trânsito está cada vez mais caótico, horas nos congestionamentos, vias e avenidas esburacadas, transportes públicos lotados em condições precárias, entre outros. Para se chegar a qualquer lugar atualmente no horário marcado o individuo deve sair com alguma antecedência. O pior horário é o que chamamos de “rush” momento em que os trabalhadores estão indo e retornando de seus trabalhos, pois percursos relativamente pequenos levam o dobro ou mais, do tempo para serem cumpridos.

Aqueles que estão em seus próprios veículos, sentados, ouvindo o rádio, no ar condicionado sofrem com a demora mais não tanto quanto aqueles que estão nos transportes coletivos que além do cansaço depois de um dia exaustivo tem que lidar com o estresse de muitas das vezes ir em pé, grudado na pessoa ao lado dependendo de quão lotado esteja o ônibus, metro e o trem. Muitos também optam pelos transportes alternativos, se expondo a riscos uma vez que nem todos são licenciados pela prefeitura.

Apesar de denúncias serem sempre feitas e muitas vezes até vinculadas pela mídia as autoridades responsáveis só atuam de maneiras paliativas em vez de ir à raiz do problema. O que vemos no momento por toda a cidade é o embelezamento dos ônibus, principalmente daqueles cujo percurso passa pelo centro, zona sul e Barra, todos padronizados, com o símbolo do Rio de Janeiro, diferindo apenas o número e pela cor, que varia de acordo com o trajeto que percorre.

O investimento que deveria ser em melhorar as condições dos transportes públicos vai para ações que propiciem visibilidade internacional, especialmente agora que o Rio de Janeiro irá sediar eventos importantes de cunho internacional. Ou seja, as ações não são pensadas para a melhor qualidade de vida da população e sim para o capital que pode atrair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário