terça-feira, 12 de julho de 2011

Políticas habitacinais e a revitalização do centro do Rio.

A luta dos trabalhadores pobres por moradia digna sempre foi atravessada por uma linha tnuê, todas as políticas habitacionais que vem sendo cosntruidas ou implantadas são pensadas para atender os trabalhadores pobres da cidade ou pensadas para atender apenas os interesses das grandes empresas ?

Historicamente, o Rio de janeiro é marcado por construçôes irregulares, desde a época dos cortiços no centro da cidade , os ocupantes desse tipo de moradia são na sua maioria conjuntos de famílias de trabalhadores informais, com renda de até um salário minimo ou menos, sem nenhuma proteção. Apesar de tudo o que se fala sobre formalização, proteção aos informais e recuperação urbana do centro da cidade, ZONA norte e JACAREPAGUA , as políticas habitacionais que estao postas, por exemplo o projeto de revitalização do centro da cidade atendem na verdade o interesse da propriedade privada.

os avanços anunciados em termos de regularização fundiária e urbanística nas favelas e cortiços não podem ficar desarticulados com uma política integrada da cidade que reconheça concretamente o direito a moradia dos trabalhadores.

Um comentário:

  1. Meninas, fiquei aguardando as postagens referentes ao trabalho final. O que houve?

    ResponderExcluir